fbpx

Omecaps

Tudo sobre o Magnésio

O que é Magnésio?

O magnésio é um mineral muito importante para a nossa saúde e bem estar geral, ele atua em mais de 300 reações metabólicas em nosso organismo.

Qual sua função no organismo?

Ele atua em mais de 300 reações metabólicas no organismo, e essa informação está relatada no estudo: Aspectos Metabólicos e Nutricionais do Magnésio, que foi publicado em 2015.

O mineral auxilia na formação de ossos e dentes, atua no metabolismo energético e de todos os macronutrientes (proteínas, carboidratos e lipídeos) e, ainda, tem participação no equilíbrio dos eletrólitos.

Também possui ligação com o funcionamento dos músculos, transmissão e atividade neuromuscular e processos de divisão celular, responsáveis pela regeneração de alguns órgãos, por exemplo.

Quais seus benefícios?

Além da importância da participação do magnésio em todas as funções citadas, o seu consumo está relacionado a diversos outros benefícios relatados em estudos científicos. Vejam alguns deles a seguir:

• Ajuda no desenvolvimento do desempenho físico: o magnésio atua em processos importantes do metabolismo de proteínas e aminoácidos, que proporciona o relaxamento e flexibilidade, regulação do nível de testosterona, fortalecimento da musculatura cardíaca, auxilia na formação de colágeno que é essencial para tendões e cartilagens, gera mais energia, diminui a fadiga, e aumenta a resistência física.

• Auxilia na regulação do sono: quimicamente falando, o magnésio ajuda no processo de relaxamento, ativando o nosso sistema nervoso parassimpático, que é responsável por nos relaxar e tranqüilizar.  Ele também regula os níveis de melatonina no organismo, que é o hormônio responsável pelos nossos ciclos de sono e de alerta. Hoje, esse neurotransmissor é utilizado na grande maioria de tratamentos de insônia, ansiedade e depressão.

• Contribui para o controle de diabetes e hipertensão: em casos de diabetes o mineral atua no metabolismo da glicose e na secreção de insulina como “cofator de receptores” de insulina, assim sendo muito benéfico. Já em casos de hipertensão, é um antagonista do cálcio natural e modula tônus vascular da pressão arterial e do fluxo sanguíneo periférico. Assim, ele contribui para manter a pressão arterial equilibrada, prevenindo e combatendo a hipertensão.

• Auxilia nos sintomas de menopausa: isto porque a deficiência de magnésio altera a ativação da vitamina D associada à interação e modulação de hormônios, tais como estrogênio, podendo alterar os sintomas de menopausa, sendo fundamental a presença de magnésio em doses adequadas.

• Proporciona o bem estar: magnésio é fundamental para formação da serotonina neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Por esse mesmo motivo, o magnésio também ajuda a aliviar ou prevenir o estresse.

• Importante na saúde óssea: ele atua na regulação da entrada e saída de cálcio, controlando o metabolismo de cálcio para manutenção da homeostase sanguínea e adequação da formação da matriz óssea. Ele também participa da ativação da vitamina D, importante para a absorção de cálcio pelos ossos.

O que causa a falta/deficiência de Magnésio?

A deficiência de magnésio tem como sintomas a perda de apetite, náuseas, vômitos, diarréia, confusão, tontura, pele ressecada, unhas fracas, tremores, perda de coordenação e, em algumas vezes, convulsões fatais. E pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral, anemia, poliúria, tensão pré-menstrual, disritmias cardíacas (alteração do ritmo cardíaco normal) e desordens estéticas como acne e celulite.

Em algumas das vezes, a deficiência de magnésio pode ser associada à deficiência simultânea de: cálcio e potássio.

Onde encontrar Magnésio?

Os alimentos mais indicados são os biodisponíveis, principalmente as sementes, oleaginosas e folhas verdes. É interessante consumir as fontes de magnésio da forma mais natural possível, sendo que crus, cozidos no vapor, ou grelhados são as melhores opções.

Além de consumir o mineral por meio de alimentos, também podemos encontrá-lo em suplementos alimentares encapsulados, que hoje estão sendo mais procurados pelo altíssimo número de propriedades, e suas concentrações.

Quais tipos de Magnésio existem?

Vários!!!

Existe uma infinidade de opções e variações de magnésio que podem ser utilizadas como suplemento alimentar. Duas opções encontradas em produtos nacionais são o óxido de magnésio e o magnésio quelato.

óxido de magnésio apresenta alta estabilidade, mas solubilidade em água diminuída – o que acaba interferindo em sua biodisponibilidade e absorção. Por isso, as marcas que o utilizam acrescentam vitamina B6, que potencializa a absorção intestinal.

magnésio quelato, também chamado de bisglicinato, é uma forma mais biodisponível e absorvível e, por isso, não necessita do acompanhamento de vitamina B6 para otimizar sua absorção, no entanto também não apresenta seus benefícios.

Por que tomar Magnésio em cápsulas?

O magnésio é um dos minerais com maior facilidade de perca do organismo, então sua reposição na maioria das vezes é mais complicada e de difícil absorção. O formato de suplementação em cápsulas apresenta sabor mais aceitável, é considerado mais fácil de suplementar, e com melhor absorção no organismo. Seu gosto não é perceptível na hora do consumo e também são mais práticos.

Suplemento de Magnésio em cápsulas:

Se você optou em se suplementar com Magnésio em cápsulas, não pode deixar de conhecer o Feel Good, suplemento com óxido de magnésio, que além do mineral também possui Triptofano. Essa dupla faz com que os benefícios sejam maiores e mais rápidos, além de potencializar a absorção intestinal.

Feel Good:

Suas cápsulas reúnem todos os benefícios que o mineral e triptofano podem oferecer. Conforme falamos no texto, seus maiores benefícios são:

• Melhora o sono.
• Reduz o estresse.
• Auxilia o tratamento da depressão, ansiedade.
• Melhora o humor.
• Diminui a sensação de cansaço, promovendo energia.
• Aumenta o tempo de saciedade, auxiliando no controle de peso.
• Controla a pressão arterial.
• Ajuda no controle da diabetes.
• Alivia os sintomas da menopausa.

Inicie sua suplementação e conheça todos os benefícios que o Feel Good pode te oferecer!

Gostou da dica de hoje? Compartilhe em suas redes sociais.

Aproveite para nos acompanhar e ficar por dentro das próximas matérias.

• Instagram

• Facebook

Receba gratuitamente atualizações, artigos e conteúdo de qualidade!

2 Comentários

Deixe uma resposta