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TPM: o que preciso comer e o que devo evitar?

Variações de humor, irritabilidade, cólica e inchaço são alguns dos sintomas que acompanham o período menstrual das mulheres. Quando se trata da alimentação então… O problema é ainda mais sério! A TPM é uma das principais responsáveis pela compulsão alimentar no auge do distúrbio hormonal, que normalmente justifica aquela vontade “descontrolada” de comer qualquer coisa que apareça pela frente (principalmente doces e frituras).

Mas será que é bom evitar (ou priorizar) alguns alimentos durante a menstruação?

Ao longo da matéria te daremos alguns exemplos do que podem ajudar ou atrapalhar esse período das mulheres.

ALIMENTOS QUE PODEM AMENIZAR SINTOMAS DA TPM

Alimentos ricos em flavonóides (como a uva), oleaginosas, peixes, e chás de plantas medicinais são alguns exemplos do que você deve priorizar durante o seu ciclo menstrual.

De acordo com a Nutricionista Carolina, “na menstruação são produzidos mediadores inflamatórios, como a prostaglandinas, e, com isso, uma boa alimentação, principalmente no período pré menstrual, é extremamente positiva”.

Assim, deve-se consumir alimentos antiinflamatórios que tenham a função antioxidante, como frutas vermelhas, ômega 3, linhaça e alimentos verde-escuros.

Além desses alimentos, outros como: gengibre, alho, limão e mel também são exemplos de antiinflamatórios naturais que podem ser consumidos na menstruação.

 “BESTEIRAS” SÃO CONSIDERADAS INFLAMATÓRIAS, E DEVEM SER EVITADAS NA TPM

Assim como alguns alimentos podem auxiliar para o bem, também existem alimentos que podem prejudicar durante esse período.

Segundo a Nutricionista, devem ser evitados alimentos “inflamatórios”.

Como: farinha branca, açúcar, fritura, biscoitos, doces e produtos industrializados em geral.

Isto é, os alimentos considerados “inflamatórios” normalmente são aqueles que possuem um alto índice glicêmico e são ricos em gorduras trans, fazendo com que o sistema imunológico passe a produzir substâncias pró-inflamatórias (ou antiinflamatórias) deliberadamente.

Nessas horas, uma boa dica é investir em alimentos naturalmente doces, como frutas frescas e cacau, por exemplo. Além de possuir nutrientes, são gostosos e ajudam a matar a vontade de consumir açúcar, que é um instinto das mulheres durante o período da Tpm.

ALGUNS ALIMENTOS AJUDAM A ALIVIAR A CÓLICA

Para enriquecer ainda mais a sua alimentação e aliviar as dores da cólica, outros alimentos também podem entrar na sua lista. A sugestão é aproveitar os benefícios dos alimentos que são ricos em:

Ferro (pois ajudam a diminuir fluxos intensos e coágulos menstruais) como: beterraba, folhas verdes, peixes, e oleaginosas.

Magnésio (que funcionam como um relaxante muscular) como: uva, banana, abacate, leite, granola, aveia, sementes (gergelim, amendoim, girassol, castanha e amendoim).

Vitaminas B6 e E, como: ovo, castanhas, nozes, banana, aveia e milho.

SUPLEMENTOS ALIMENTARES PODEM TE AJUDAR

A suplementação nesse caso também é indicada, isso porque os suplementos são conhecidos por unirem vitaminas, minerais, nutrientes, tudo numa mesma cápsula.

O Cyclo Lev é um suplemento alimentar que contém as vitaminas indicadas para diminuir os sintomas tanto da TPM, quanto também da menopausa.

CYCLO LEV

O Cyclo foi desenvolvido justamente pensando nas mulheres que sofrem durante o período menstrual, e para os incômodos da menopausa. Além de ter o seu período mais leve, você ainda tem benefícios como:

Aliviar os sintomas da TPM

Auxiliar no tratamento de problemas de pele

Ajuda na saúde hormonal

Fortalece Ossos e articulações

Regula o intestino

Fortalece as unhas

Ajuda a controlar o colesterol

Dentes saudáveis

Existem várias opções para você que sofre com o período menstrual, experimente-as e comece um novo ciclo. E se você quer mais dicas como essa, não deixe de acompanhar as nossas redes sociais:

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