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Tenha a atividade física como sua aliada

Hoje em dia é muito comum colocarmos a atividade física na lista de como ter uma boa saúde, mas, você sabe em que a atividade pode te ajudar? Devemos sempre manter ela como aliada, vou te explicar o porquê.

Milhares de estudos já comprovaram que a atividade física regular é capaz de prevenir doenças, aumentar a disposição e qualidade de vida. Mas o que vem sendo mais comum hoje em dia é o sedentarismo, em uma era onde a tecnologia se expandiu tanto que a preferência hoje dos adultos e jovens é aproveitar o tempo para jogar, assistir vídeos e navegar na internet.

Os números são grosseiros, 1 a cada 4 adultos se encontra sedentário, e em adolescentes o número é pior, 4 em cada 5. Então o Sedentarismo é a primeira doença que podemos eliminar da lista se você seguir os conselhos médicos de ter uma vida ativa com exercícios, no mínimo de 150 minutos por semana, se formos dividir, isso daria uma atividade rápida de 25 minutos, de segunda a sábado.

Acidentes Cerebrovasculares, vem sendo uma das causas de morte mais freqüentes, e o número vem crescendo facilmente. Ela ocorre quando um fluxo de sangue fica parado em alguma parte do nosso cérebro, impedindo a circulação. Isso pode acontecer por acidentes, rompimento de vasos, e também por envelhecimento. Lembrando que por deixar seqüelas, esses acidentes exigem reabilitação e cuidados médicos.

Diabetes Tipo 2, é uma das doenças mais comuns no nosso país hoje. O tipo 2, significa que nosso corpo não produz insulina suficiente para o organismo. Nesse caso, ela pode ter ou não sintomas, mas os mais comuns são: fome, sede e cansaço físico. Essa doença está ligada totalmente a uma má alimentação e falta de exercícios. Com a prática de exercícios, o organismo diminui a glicose do sangue e cria um mecanismo separado ao da insulina, mas que permite que as células utilizem a glicose como fonte de energia. Sendo assim, além de prevenir, a prática de exercícios também é importante para tratar essa doença.

O Câncer, com a atividade física como aliada você pode prevenir até 30% de chance de ter câncer no intestino, por exemplo. Outros podem chegar a 40 e 50% de prevenção. Estudos comprovaram que uma mulher adulta com a vida ativa, sendo assim, praticando exercícios toda semana, pode prevenir em 50% as chances do câncer de mama.

Doenças mentais, hoje são existentes diversas e cada uma com uma fase específica, os tratamentos e diagnósticos podem ser totalmente diferentes uns dos outros, mas o que podemos fazer então? Nesse caso não há nenhum tipo de contraindicação do exercício, mas é claro que é necessário ser acompanhado por um profissional. A atividade quando crianças e jovens auxilia no crescimento e desenvolvimento motor, quando adultos garante a manutenção tanto da saúde quanto da forma física, e quando idosos os mantém ativos, com o bom funcionamento do organismo todo, e vale lembrar que todo tipo de atividade física diária reduz quase que pela metade os riscos de transtornos psicológicos como a depressão, ansiedade e estresse.

Então, agora que você conhece essa lista do que se pode prevenir praticando atividade física, está na hora de colocar esses bons hábitos em dia. Comece devagar, escolha uma atividade que mais te agrade e tente colocar ela na sua rotina por no mínimo 20 minutos por dia, seja uma caminhada, corrida, bicicleta, futebol. Separe um tempo para se cuidar e você vai notar todos os dias que foi a melhor escolha que você tomou por você.

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