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Soluções criativas para o estresse

Estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Quando estressado, o corpo pensa que está sob ataque e muda para o modo “lutar ou fugir”, liberando uma mistura de hormônios e substâncias químicas como adrenalina, cortisol e norepinefrina para preparar o corpo para a ação física.

O estado de estresse por longos períodos pode ser prejudicial à saúde. Os resultados de níveis elevados de cortisol podem refletir em um aumento dos níveis de açúcar, pressão arterial, e uma diminuição da libido.

Se você está exposto ao estresse por períodos prolongados, ele provavelmente se tornará crônico, a menos que você tome alguma ação, tem dias em que o corpo reclama e a sensação de exaustão predomina é aí que é preciso repensar a sua rotina.

OS SINAIS PARA RECONHECER O ESTRESSE

  • Problemas com memória e esquecimento
  • Agitação, inquietação e pensamentos acelerados
  • Pessimismo, visão distorcida da realidade
  • Dores no peito, batimento cardíaco acelerado (arritmia)
  • Perda de libido
  • Alterações no humor (mau humor mais frequente)
  • Infelicidade, choro fácil e depressão

COMO POSSO CUIDAR DO MEU ESTRESSE?

Monitore o seu estado de espírito ao longo do dia. Se você se sentir cansado ou estressado, tome nota das causas, dos seus pensamentos e humor. Uma vez que você sabe o que te incomoda, você pode elaborar um plano de ação para tratar.

ESTRATÉGIAS PARA AFASTAR O ESTRESSE

  • Abrace alguém que goste: isso libera um hormônio chamado ocitocina que ajuda a ficar relaxado, o ideal é dar 8 abraços por dia.
  • Se permita alguns luxos: nada caro nem exclusivo, pelo contrário. Se permita dormir até mais tarde algum dia da semana, tomar um banho de mar, ir a um restaurante legal. Cultive pequenos hábitos de lazer.
  • Faça exercícios de respiração: uma prática usada na meditação e que é totalmente fácil de ser feita, siga a sequência: inspire contando até 4 – agora prenda a respiração e conte até 7 – em seguida solte o ar lentamente contando até 8. Repita sempre que necessário.
  • Atividades físicas: No exercício o corpo libera endorfina, o hormônio responsável pelo controle da tranquilidade e aumento da confiança. Não precisa ser atleta, basta ter a atividade na sua rotina, no mínimo 3x na semana, são várias opções: caminhada, futebol, yoga, bicicleta, dança, musculação, alongamento, e muito mais.
  • Use a escrita como uma terapia: Colocar todos os seus sentimentos, planos, medos e expectativas por escrito pode ser um excelente canal de autoconhecimento e um exercício de descompressão.
  • Identifique o que te causa o estresse: O que provoca estresse ao longo do dia? Os fatores causadores podem ser muitos, por isso é bom fazer uma varredura e descobrir o que provoca os problemas ao longo do dia, da semana, do mês. Conhecendo as origens, dá para trabalhar com o que pode ser melhorado. Às vezes não tem como fugir, mas em vez de deixar o estresse entrar de vez, crie mecanismos de defesa para dar aquela contrabalançada. O problema é cumulativo, vai se manifestando aos poucos, fique atento aos sinais. Uma das consequências mais graves do estresse é a baixa no sistema imunológico, o que abre portas para inúmeras doenças físicas e psicológicas. Não deixe que isso aconteça com você!

Se está sentindo alguns dos sintomas que listamos você pode aprender aqui com a gente como combater a falta de vitaminas no seu organismo. Comece agora mesmo a cuidar mais de si.

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