As vitaminas são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. Sem a quantidade correta delas, corre-se o risco do aparecimento de doenças, como a anemia e o raquitismo. Geralmente, temos acesso a essas vitaminas por meio de uma boa alimentação. Existem casos, no entanto, em que apenas isso não é suficiente.
Nessas circunstâncias, tomar multivitamínicos pode ser a melhor saída. Quer entender melhor como fazer uso desses suplementos? Acompanhe essa matéria e entenda como ingerir as vitaminas da maneira e quantidade corretas!
O que são multivitamínicos
Multivitamínicos são suplementos compostos por complexos de vitaminas essenciais, como as vitaminas A, E e C. São alternativas para suprir a necessidade física desses micronutrientes quando você não consegue se alimentar direito, tem algum problema de absorção ou apenas quer melhorar a disposição para as atividades do dia a dia.
A composição do suplemento pode variar bastante. O indicado é consumir multivitamínicos que sejam compostos basicamente de vitamina A, vitamina C e as vitaminas do complexo B, e vale a pena procurar empresas que sejam referência do ramo.
Como tomar multivitamínicos
As vitaminas consistem em micronutrientes. Por isso, não é necessário ingerir uma grande quantidade delas para que façam efeito. O excesso delas costuma ser eliminado diretamente na urina.
O horário de uso pode variar de acordo com as suas necessidades e a composição do suplemento. Geralmente a embalagem fornece essa orientação, mas em maioria dos casos o indicado é iniciar o dia tomando seu multivitamínico. Sendo então, no café da manhã.
Principais benefícios desses suplementos
Tomar multivitamínicos pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde. Entretanto, você precisa ter em mente quais são os seus objetivos, visto que cada vitamina tem uma especificidade.
As vitaminas C e D, por exemplo, são indicadas para a melhora da imunidade, aumento e recuperação da massa magra. Já o ferro, ácido pantotênico e a vitamina B12 auxiliam no aumento da disposição. A vitamina B6 é indicada para aperfeiçoar os processos mentais. Outras substâncias são específicas para auxiliar no emagrecimento ou, então, para a saúde dos cabelos, pele e unhas.
Normalmente a embalagem do suplemento oferece suas indicações e forma de uso, mas é sempre bom fazer uma pesquisa e ficar de olho na composição do multivitamínico.
Por fim, embora tomar multivitamínicos da forma correta não ofereça nenhum risco à saúde, não é interessante abusar de seu uso. Analise suas necessidades ou consulte um profissional especializado se achar necessário. Fique atento às recomendações de uso, como o horário e a dose diária. Procure sempre produtos de qualidade e certificados pelo Ministério da Saúde, essa é a sua segurança de que foram produzidos dentro das normas e condições ideais.
E se tiver alguma dúvida sobre qual suplemento, e qual marca procurar, segue uma indicação confiável.
PoliVit
O PoliVit é um multivitamínico que reune vitaminas e minerais de A-Z com o suplemento Ômega 3. Sua composição beneficia todo o organismo, desde a imunidade, aos ossos e órgãos vitais.
-
Ômega 3: auxilia no combate de mais de 150 doenças
-
Vitamina A: Auxilia no sistema imunológico e é ótimo para saúde dos olhos
-
Vitamina B1 (TIAMINA): mantém o sistema nervoso e circulatório em bom funcionamento
-
Vitamina B2 (RIBOFLAVINA): previne catarata
-
Vitamina B7 (BIOTINA): Previne calvície e alivia dores musculares
-
Vitamina B9 (ÁCIDO FÓLICO): Ajuda no combate do câncer de mama e do cólon
-
Vitamina D: Essencial na saúde óssea, auxilia na saúde do coração
-
Cálcio: Fundamental para os ossos e os dentes
-
Cromo: Controla fome e glicemia
-
Zinco: Restabelecimento de pele e ferimentos
-
Cobre: Importante para saúde da pele e cérebro
-
Iodo: Essencial para o crescimento e metabolismo
E então, já tomou suas vitaminas hoje? Compartilhe essa matéria nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a cuidarem melhor da saúde.