Plantas medicinais: a medicina alternativa e seus benefícios

 

A medicina alternativa é a prática de tratamento e prevenção de doenças sem o uso de remédios controlados, antibióticos ou fármacos em geral. A principal característica desta prática é que o tratamento está focado na pessoa (de forma única) e não no sintoma da doença. As terapias alternativas são amplamente utilizadas e muito eficazes no tratamento contra vários males que ameaçam a saúde. Elas demonstram resultados positivos contra o cigarro e também no tratamento da depressão, estresse e alergias.

Em Goiás, está localizado o 1º Hospital de Medicina Alternativa do Brasil. Criado em agosto de 1983, o HMA é especializado em medicina alternativa e trata os pacientes por meio de diversas terapias através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Hospital de Medicina Alternativa, em Goiás.

Curiosidade

Foi feita uma enquete com uma centena de cientistas sobre o uso pessoal de algum método alternativo de tratamento ou cura. Era de se esperar que cientistas, pessoas com fama de cética, não se interessassem pelo assunto. Não foi bem o que aconteceu. Dos 75 que responderam à pesquisa, 30 disseram já ter usado algum tipo de tratamento alternativo e 20 disseram que os métodos deveriam estar disponíveis a todos através do Sistema de Saúde de todas as regiões.

As terapias alternativas podem ser boas maneiras de se manter saudável, já que muitas delas pregam o equilíbrio nos vários aspectos da vida. São uma ótima saída para problemas causados por males ou doenças ligadas à tensão, por exemplo, podem se beneficiar muito de métodos holísticos, que incluem conversas com o terapeuta, música tranquila e massagens.

Para tratamentos de doenças e problemas mais sérios, a opção mais utilizada é a fitoterapia.

Você conhece? Vamos falar mais sobre ela.

A fitoterapia e seus benefícios

fitoterapia estuda a aplicação de princípios ativos presentes em plantas medicinais para o tratamento de problemas de saúde. Parte da milenar medicina tradicional chinesa, a técnica analisa o paciente como um todo, tratando os sintomas e as causas das doenças. Esta prática pode ser usada para tratar problemas respiratórios, estresse, reforçar o sistema imunológico, entre outras desordens.

Ou seja, o consumo de plantas medicinais está relacionado ao cuidado com a saúde, vitalidade e qualidade de vida. A sua procura e prática é cada vez maior em nosso país, e com certeza você já fez ou conhece alguém que tenha feito.

A vantagem da fitoterapia é que existe uma diversidade de plantas que podem ser consumidas, mas algumas plantas fazem mal ao organismo dos seres humanos e outras possuem substâncias venenosas. Para evitar confusões, separamos uma lista de plantas medicinais populares e seguras.

Veja os benefícios que o natural pode te oferecer:

  • Boldo: alivia os sintomas de náuseas, reduz gazes e protege as funções do fígado.
  • Aloe Vera: tem uma ação que protege a pele, cabelos e ainda pode ser cicatrizante e anti-inflamatória.
  • Erva-doce: ajuda na digestão e controla os distúrbios da menopausa.
  • Hortelã: previne doenças respiratórias e ajuda na limpeza da traqueia.
  • Capim Cidreira: combate a insônia e relaxa os músculos.
  • Camomila: tem funções anti-inflamatórias e antioxidantes que induz o sono e diminui os sintomas de ansiedade.
  • Arnica: é um antisséptico e cicatrizante. Também pode diminuir a dor de dente ou a gengivite.
  • Colônia: tem uma função antibacteriana que deve ser evitada pelas gestantes e lactantes.
  • Cavalinha: propriedade diurética que ajuda no combate à retenção de líquidos e desintoxicação do corpo.
  • Carqueja: é um antioxidante que combate infecções e fortalece o sistema imunológico.
  • Eucalipto: ajuda com o alivio dos sintomas da gripe e inibe o crescimento de herpes.
  • Ora Pro Nóbis: famosa pelos seus benefícios relacionados a saúde do cérebro e do coração, efeito analgésico natural.
  • Ginkgo Biloba: atua na saúde neurológica, com função rejuvenescedora de células, melhora a imunidade e trata anemia.
Plantas e óleos medicinais, medicina alternativa – fitoterapia.

As abordagens alternativas existem para prevenir e tratar doenças, elas funcionam como complemento para um tratamento convencional, mas não substitui a rotina de exames periódicos que devemos fazer. Então não deixe de visitar seu médico regularmente e realizar seu check-up anual.

Você pode fazer o uso das plantas medicinas através de chás, da alimentação, inalação, óleos e encapsulados (como é mais comum). E você pode adquirir o seu tratamento natural aqui com o Grupo Omecaps, acesse o site Omecaps ou entre em contato por telefone.

Se precisar de ajuda na hora de escolher o suplemento, nossa equipe pode te ajudar com orientações através do WhatsApp ou do telefone: 0800 591 0931. Tire todas suas dúvidas e receba seu tratamento em casa em poucos dias.

Gostou do que aprendeu aqui? Então compartilhe esse artigo com seus amigos (as) para que conheçam os benefícios da medicina alternativa – fitoterapia.

Receba gratuitamente atualizações, artigos e conteúdo de qualidade!