fbpx

Omecaps

Os primeiros alimentos do bebê

Começar a dar outros tipos de alimentos além do leite materno, é um tema complicado. Depende, em grande parte, do grau de desenvolvimento do seu bebê.
Neste processo é necessário ser muito cuidadoso para andar no mesmo ritmo do desenvolvimento fisiológico do bebê.

Segundo a Associação Americana de Pediatria, os bebês deveriam começar a ingerir sólidos entre os 4 e 6 meses. Além da idade, ele deve demonstrar alguns sinais de desenvolvimento antes de ser apresentado a novos alimentos.

A FASE CERTA PARA MUDAR A ALIMENTAÇÃO DO BEBÊ

Você saberá que o seu bebê está pronto para uma dieta sólida diversificada, quando esses sinais aparecerem:
A) O bebê já perdeu o reflexo de expulsão (que faz com que expulse a colher ou a comida de sua boca).
B) Tem interesse ou curiosidade quando vê outras pessoas comendo e tenta pegar os alimentos.
C) Mesmo que ainda necessite de apoio, é capaz de se sentar com bom controle da cabeça.
D) O peso do bebê dobrou desde o nascimento.

QUAIS ALIMENTOS OFERECER

BANANA: A banana é uma das frutas que podem ser oferecidas ao bebê a partir dos 6 meses. Ela é rica em potássio, fibras e vitaminas, o que a torna uma ótima aliada para a saúde do pequeno. Além de evitar cãibras musculares, seu consumo ajuda a regular o intestino, o que pode ser ótimo para os pequenos que sofrem com a diarréia ou cólicas.

MAÇÃ: A maçã também pode ser introduzida na alimentação do bebê e é uma fruta rica em água, fibras e vitaminas. O consumo da maçã ajuda a soltar o intestino preso, sendo uma boa aliada para aqueles que sentem esse desconforto.

PÊRA: A pêra conta com vitaminas do complexo B, C e fibras, além de outros nutrientes em sua composição. Ela ajuda na retenção de cálcio, o que fortalece os ossos e melhora o sistema imunológico. Assim previne doenças e, de quebra, é de fácil digestão.

MELANCIA: Já a melancia é rica em vitaminas como: ferro, cálcio e potássio. Além de ter 90% de água, ela ajuda a melhorar o funcionamento dos rins, impede a diabetes, fortalece os ossos e ajuda a produzir os anticorpos do bebê.

MELÃO: O melão é mais uma opção para incluir no cardápio nessa fase, sendo rico em potássio, vitamina A e C e outros nutrientes. Entre seus diversos benefícios estão o aumento da resistência do sistema imunológico, proteção dos olhos, pulmões e fortalecimento dos ossos.

MAMÃO: O mamão é rico em ferro, cálcio, potássio e outras vitaminas. Sua ingestão ajuda a fortalecer o sistema imunológico do bebê, protege os olhos e diminui o colesterol ruim. Além disso suas fibras ajudam o funcionamento do intestino, aliviando o incômodo das crianças que têm problemas nesse sentido.

LARANJA: A laranja é rica em vitamina C, uma excelente aliada na hora de proteger o organismo de gripes, resfriados e outras doenças, turbinando o sistema imunológico. A fruta também tem fibras e proteínas em sua composição, as quais ajudam a normalizar o intestino preso.

COMO OFERECER PARA O BEBÊ

Dentre as dicas de quais alimentos oferecer, também é necessário saber como fazer isso.
Bom, o preparo mais indicado é sempre amassando as frutas para que virem papinhas e sejam fáceis de ingerir. Não é recomendado oferecer frutas pequenas e arredondadas como a uva, porque pode ser fácil da criança se engasgar. E também não é indicado obrigar o bebê a comer mais do que ele agüenta, sempre respeitar os seus limites.

Gostou das dicas? Tenho certeza que mais papais e mamães vão gostar assim como você, aproveita para marcar as famílias para ficarem por dentro das nossas matérias.

Receba gratuitamente atualizações, artigos e conteúdo de qualidade!

5 Comentários

Deixe uma resposta