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Ômega 3 realmente é bom para o cérebro?

Nosso cérebro é formado por 60% de gordura. Cerca de 15% a 20% é composto de DHA (ácido decosahexanóico), que é um ácido ômega 3, que dá suporte estrutural aos neurônios, que são as células do sistema nervoso central.

Essas são as gorduras mais importantes, essenciais à vida. Uma vez que nosso corpo não pode produzi-las, a única forma de se obter é através dos alimentos que consumimos ou suplementação.

Através de estudos, com pessoas submetidas a testes de memória e decisões executivas, descobriu-se que o consumo de ômega 3 é bom para o cérebro e suas funções. Os estudos revelaram que as pessoas que consumiram mais ômega 3, com a ingestão de óleo de peixe, obtiveram melhores resultados nos testes cognitivos, comparadas às que não consumiram.
Os níveis baixos de DHA são associados com a perda de memória e doença de Alzheimer, mas existem estudos que sugerem que podem ser prevenidos e provavelmente revertidos. Anteriormente, acreditava-se que o fator idade estava associado com a quantidade de ômega-3 no cérebro. Em outras palavras, com o avançar da idade, o corpo precisaria de maiores quantidades de ômega-3.

Num estudo, 485 idosos que sofriam de déficits de memória melhoraram significativamente com 900 mg de DHA por dia, durante 24 semanas.

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite

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