fbpx

Omecaps

Óleo de coco: o que é, benefícios, como fazer uso e suplementos

 

Recipiente de vidro com óleo de coco, colher de pau ao lado e pedaços da fruta coco ao redor.

Por ser muito versátil, o coco pode ser consumido de muitas formas, incluindo a polpa, água, o leite, farinha e o óleo, isso amplia as possibilidades de aproveitar suas propriedades e benefícios no dia a dia.

Recentemente o que ganhou uma grande visibilidade foi o óleo de coco, isso porque seus benefícios são bem amplos e vão desde culinária á estética.

Existem 2 tipos de óleo de coco, o refinado e o extravirgem. O primeiro é feito a partir do coco seco, enquanto o segundo é feito com o coco fresco.

O que é óleo de coco?
Óleo de coco.

Um dos pontos que mais se destacam é que o óleo de coco tem a origem vegetal, com mais de 80 % de gorduras boas, que são bem absorvidos pelo corpo, principalmente no fígado, sendo logo convertidos em energia e não se acumulando em forma de gordura no corpo.

Os benefícios do Óleo de Coco

O óleo de coco é bastante versátil e pode ser usado tanto em receitas culinárias quanto como um item de beleza para hidratar a pele e os cabelos. Seus principais benefícios são:

  • • Melhora a imunidade: o ácido láurico e o ácido cáprico, dois nutrientes deste óleo, tem a propriedade de modular o sistema imunológico. Estudos mostram sua eficácia contra fungos, vírus e bactérias. Uma forma indireta de ele contribuir com a imunidade está na melhora do trabalho do intestino ao eliminar as bactérias ruins.
  • • Evita prisão de ventre: o ácido láurico e suas propriedades antibacterianas eliminam as bactérias ruins do intestino, favorecendo sua microbiota (flora intestinal) e assim melhorando o funcionamento do órgão, além disso, o óleo tem como função auxiliar na digestão pois a gordura se mistura ao bolo alimentar e as fezes, facilitando sua passagem pelo sistema digestivo.
  • • Amigo da beleza: o consumo e uso do óleo de coco ajuda a reduzir o envelhecimento precoce, por ser rico em antioxidantes que reduzem os radicais livres. Além disso, o uso do óleo é benéfico para os fios de cabelo e unhas, servindo para fortalecer, hidratar e acelerar o crescimento.
  • • Traz saciedade: a sensação de saciedade é a melhor amiga de quem quer perder peso, afinal quanto menos comemos, menos energia extra consumimos. E diversos estudos comprovam que os componentes do óleo de coco ativam hormônios como colecistoquinina, peptídeo YY e peptídeo inibitório intestinal, que são ligados a sensação de saciedade.
  • • Auxilia no emagrecimento: o óleo de coco tem como função principal ”quebrar” as células de gordura e transformá-las em fonte de energia, além de acelerar o metabolismo do organismo. Sendo assim, seu consumo favorece o emagrecimento saudável, evitando acúmulo de gorduras.

Óleo de coco na alimentação

Ele é utilizado no preparo de gorduras especiais para margarinas, sorvetes, confeitaria e substitui a manteiga de cacau. Também pode ser usado para fritar ou refogar alimentos, temperar saladas e até mesmo ser ingrediente na preparação de doces ou salgados, substituindo a manteiga ou óleo em receitas de tortas e bolos.

Confira uma receita saudável e funcional com óleo de coco, clicando aqui.

Como fazer uso do óleo de coco.
Receita de panqueca funcional com óleo de coco.

Óleo de coco na estética

O uso do óleo de coco para os fios pode ser feito através de hidratação capilar, acrescentando-o na máscara de hidratação de seu gosto. Ou como umectação, aplicando nos fios por alguns minutos e enxaguando em seguida.

Ele pode ser utilizado em qualquer tipo de cabelo.

Já para a pele, você pode encontra-lo na composição de cremes hidratantes. Mas também pode utilizá-lo para retirar maquiagem e outras impurezas, acalmar a pele em casos de queimaduras ou quando há aumento da sensibilidade pós-praia.

Como máscara de hidratação, é importante lembrar de deixá-lo alguns minutos na pele e sempre retirá-lo corretamente. Já no corpo, pode ser usado em áreas mais ressecadas como joelhos e cotovelos.

Como fazer uso do óleo de coco.
Mulher jovem utilizando o óleo de coco como hidratante.

Óleo de coco no emagrecimento

Os agentes principais do óleo têm como função principal ”quebrar” as células de gordura e transformá-las em fonte de energia, acelerando o metabolismo e eliminando com maior facilidade. Sendo assim, seu consumo favorece o emagrecimento saudável, evitando o acúmulo de gorduras.

A forma mais indicada de utilizá-lo para emagrecer, é acrescentando na sua dieta as cápsulas de óleo de coco. Cada cápsula possui a quantidade recomendada para o uso diário, que não se deve ultrapassar 15g.

Suplemento com Óleo de coco em cápsulas

O Calcicrom é um suplemento exclusivo do Grupo Omecaps, criado através das matérias-primas: Óleo de coco, Cromo e Cálcio. Que juntos promovem benefícios para estética, saúde e bem estar. Confira:

Controla a fome
Favorece o emagrecimento
Diminui os níveis de Colesterol
Fortalece ossos e dentes
Melhora brilho e crescimento dos fios
Fortalece as unhas

Conseguiu encontrar o que procurava, e gostou das informações? Aproveite para se cadastrar em nosso newsletter e fique por dentro dos nossos conteúdos, sorteios e promoções.

InstagramFacebookTwitter

 

 

 

Receba gratuitamente atualizações, artigos e conteúdo de qualidade!

7 Comentários

Deixe uma resposta