fbpx

Omecaps

O Ômega 3 favorece o emagrecimento?

O Ômega 3 é um elemento importantíssimo para o corpo humano, especialmente para o nosso cérebro, já que 60% dele é formado por gorduras. Por isso, alimentos ricos nesse nutriente ou suplementos são indicados para tratar problemas no cérebro, como depressão ou angústia.

No entanto, o Ômega 3 também age em dezenas de outros lugares do corpo, trazendo inúmeros benefícios físicos para o organismo. Agora, ao que parece, descobriu-se uma nova função excelente do nutriente: ele também ajuda a emagrecer. Ficou curioso? Então confira mais a seguir!

O Ômega 3 ajuda a emagrecer?

Sim, o Ômega 3 é um nutriente muito útil para quem quer emagrecer. Pelo menos é o que comprovaram dois estudos, um deles feito no Brasil e outro na Espanha. De acordo com as pesquisas, o nutriente tem papel importantíssimo no controle da saciedade.

O estudo brasileiro foi coordenado pelo nutricionista Dennys Cintra, da Universidade Estadual de Campinas. Segundo ele, o nutriente teria efeito benéfico no emagrecimento ao ajudar o corpo a controlar sua saciedade e comer menos.

Além disso, o estudo espanhol feito na Universidade de Navarra comparou dois grupos de 32 indivíduos e suas dietas. Quando comparados com exatamente a mesma alimentação, com a única diferença sendo a presença ou não de Ômega 3, o efeito foi conclusivo: quem ingeriu mais o nutriente perdeu peso com mais facilidade e em maior quantidade.

Como o Ômega 3 tem esse efeito?

O funcionamento do nutriente no processo de emagrecimento é simples de entender. Para isso, é preciso saber que há pesquisas que ligam a inflamação no corpo com o aumento da obesidade. Portanto, o caminho da presença do nutriente no emagrecimento começa na inflamação do cérebro.

A gordura saturada, aquela que é considerada nociva para o corpo e que obtemos ao comer uma picanha, por exemplo, gera um aumento na produção de citocinas no corpo, especialmente no cérebro. A presença desse elemento em grandes quantidades inflama a região cerebral que tem a função de disparar o sinal de saciedade. Com a inflamação, a saciedade não é emitida adequadamente e continuamos a comer.

No entanto, o Ômega 3 atua revertendo o processo inflamatório e restabelecendo a atividade celular naquela região. Com isso, a sensação de saciedade volta. Além disso, a presença do ácido graxo aumenta nosso gasto energético, o que faz com que o corpo queime mais calorias e gorduras naturalmente.

Quais os outros benefícios do nutriente?

Além de ajudar a emagrecer, o ácido graxo ainda conta com vários outros benefícios para o corpo. Os principais deles estão no nosso cérebro, como a depressão e capacidade de aprendizagem, além de melhorar a memória de idosos e diminuir o sentimento de angústia. Além disso, o nutriente ainda reduz a inflamação na sua atuação pelo organismo, o que ajuda a tratar doenças intestinais e artrite, além de controlar melhor os níveis de colesterol, coagulação sanguínea e níveis de testosterona.

Está comprovado, então: o Ômega 3 é um nutriente essencial para o seu corpo. Por isso, é válido investir no aumento de sua presença por conta de uma alimentação melhor, comendo salmão e outros alimentos. Além disso, com o apoio de um médico, vale a pena usar a suplementação adequada do nutriente.

Se você quer saber mais sobre o Ômega 3, aprenda agora mesmo como esse nutriente atua em nosso organismo.

Receba gratuitamente atualizações, artigos e conteúdo de qualidade!

1 comentário

Deixe uma resposta