Março Azul: diagnóstico precoce é fundamental para a prevenção do câncer

Arte informativa, Março Azul. Campanha de prevenção ao câncer de colorretal.

Você já ouviu falar em câncer colorretal? A campanha Março Azul Marinho tem o objetivo de alertar a população sobre a conscientização da prevenção e combate desse câncer (são tumores que se iniciam na parte do intestino grosso e no reto). Existem fatores de risco que elevam as chances de desenvolvimento desse tipo de câncer como o sedentarismo, obesidade e consumo de álcool.

Ah, e não se deixe enganar. O câncer colorretal é uma doença que pode atingir tanto homens quanto mulheres.

Mas é possível tratar ou ter um diagnóstico precoce, por meio de exames que podem preservar a vida dos pacientes. A doença pode ser evitada por meio da adoção de uma rotina saudável, como uma dieta equilibrada, prática de exercícios físicos e o controle do peso.

Muitos ficam se perguntando sobre quais são os principais sintomas, então separamos alguns:

  • Câncer localizado no colo direito, os sintomas mais frequentes são diarreia, anemia e massa palpável.
  • Câncer do colo esquerdo apresenta constipação intestinal e obstrução intestinal.
  • Câncer do reto os sintomas são sensação de evacuar, muco e fezes em fitas.

O instituto Nacional de Câncer (INCA) estima mais de 41 mil novos casos de câncer de cólon e reto para cada ano do triênio 2020-2022. Por isso, é bom ressaltar que em caso de suspeita da doença deve-se procurar um profissional em gastroenterologista, pois depois de um diagnostico precoce a chance de cura é maior.

O câncer de cólon e reto é diagnosticado por meio de um exame chamado colonoscopia que é a inserção de uma haste flexível no ânus do paciente, um pequeno tubo que possui fonte de luz e uma câmera para captar imagens do órgão. O paciente diagnosticado pode ser tratado por cirurgia ou pode ser necessário um tratamento com radioterapia ou quimioterapia.

Por isso é essencial se manter atento aos sinais do seu corpo, quanto mais cedo for diagnosticado, melhor. O tratamento será mais fácil, menos invasivo e com maior chance de cura.

Lembre-se que você pode fazer a sua parte mantendo seus exames atualizados, evitando hábitos não saudáveis e estar sempre alerta aos sinais. Você pode também incluir na sua rotina uma alimentação saudável, bastante água, suplementos para complementar a nutrição do seu corpo, e claro, bastante exercício físico.

Com essas dicas e informações queremos reforçar a mensagem do auto-cuidado. É importante manter a sua saúde física, mental e sexual saudáveis. Adote bons hábitos e viva uma vida de qualidade cheia de vigor e vitalidade.

Acesse o nosso site ou entre em contato com nossa equipe e faça uma escolha perfeita de acordo com suas necessidades, não deixe para depois.

WhatsApp Omecaps Site Omecaps

 

Receba gratuitamente atualizações, artigos e conteúdo de qualidade!