Magnésio: para que serve e como devo usá-lo?

 

Você já ouviu falar sobre o magnésio? Não? Ele é um elemento encontrado na terra que tem inúmeras infinidades, inclusive, é essencial para todas as formas de vida. Esse mineral age no desenvolvimento dos ossos, ajuda na manutenção do sistema nervoso, regula a pressão arterial e fortalece o sistema imunológico.

Alguns alimentos contém o magnésio como as castanhas, peixes, abacate, banana, aveia, espinafre e alguns legumes, mas também pode ser encontrado em forma de suplemento – o que muitas pessoas optam por ter uma quantidade maior do mineral.

 

Manter os níveis de magnésio no organismo é essencial para ter bons resultados na saúde dos ossos, articulações, circulação sanguínea, inclusive se destacando como um grande aliado na prevenção do diabete. Para as mulheres, por exemplo, esse mineral age diretamente na tensão pré-menstrual (TPM), como um relaxante para o útero que diminui a força das cólicas.

Esse elemento ficou muito conhecido nos últimos tempos por causa dos seus múltiplos benefícios. Já que são vários (além dos já citados), separamos outras vantagens que o magnésio pode oferecer, veja:

 

Auxilia nas funções cerebrais:

A concentração adequada do magnésio ajuda no aprendizado e em memórias de curta ou longa duração.

 

Estresse, ansiedade e depressão:

Também ajuda com a produção de serotonina que contribui para o bem-estar mental e físico. A serotonina é o hormônio da felicidade neurotransmissor que regula o sono, o apetite e até a temperatura corporal.

 

Prevenção à osteoporose:

Como já dito, o magnésio ajuda com a formação óssea, então isso significa que é possível prevenir a osteoporose. Pois o mineral ajuda na produção de hormônios que regulam os níveis de cálcio do ser humano.

 

Reduz o risco de hipertensão e doenças cardíacas:

Como o mineral ajuda a evitar o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, as chances de complicações relacionado a pressão alta e complicação cardiovasculares são menores.

 

Auxilia nas funções musculares:

Devido as funções que beneficia ao potássio, o magnésio melhora no desempenho físico, fortalece os músculos e evita câimbras.


Perceberam a quantidade de benefícios que o magnésio pode oferecer? Especialista afirmam a importância de incluir esse elemento diariamente nas nossas refeições ou repô-lo através da suplementação. Afinal, nossa saúde precisa de magnésio todos os dias!

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