fbpx

Omecaps

Conheça 9 benefícios do Óleo de Prímula

Recipiente pequeno de vidro com óleo de prímula, cercado por flores (brancas) da raiz de prímula.

A prímula é uma planta originária da América do Norte e também é conhecida como prímula da noite. Da sua semente é extraído o óleo de prímula, rico em ácidos graxos, que são gorduras boas que o organismo não consegue produzir sozinho e que, portanto, precisam ser ingeridos por suplementação.

Esses ácidos graxos presentes no óleo de prímula, principalmente o ácido gama linolênico (GLA) – presente em até 80% da sua composição – é da família do Ômega 6, que proporcionam diversos benefícios à saúde.

Esse óleo é muito indicado principalmente para mulheres, pois seus agentes de controle hormonal ajudam a levar um ciclo menstrual e um período da menopausa mais leve e tranquilo. Continue a leitura e descubra 9 benefícios do óleo de prímula!

1 – Alivia sintomas da TPM

Esse é o benefício mais comentado quando se fala nesse óleo. Durante o período da menstruação e da pré-menstruação, o corpo produz uma série de substâncias inflamatórias, além de uma grande alteração hormonal. O GLA interfere na produção dessas substâncias, minimizando sintomas como cólica, sensibilidade nas mamas, cólon irritável, compulsão por carboidratos, inflamação associada à endometriose, entre outros.

Muitos estudos foram feitos sobre esse benefício e, das mulheres que utilizaram o óleo de prímula por um período de 3 meses, 80% tiveram redução completa ou significativa dos sintomas da tpm e irritações da menopausa.

2 – Reduz os sintomas da menopausa

Outro período da vida da mulher em que os hormônios ficam alterados, afetando o psicológico, o comportamental e o físico, é o período da menopausa. Como os ácidos graxos agem no equilíbrio hormonal, e no controle da produção de hormônios pelo corpo, o óleo de prímula é um atenuante e aliado dos sintomas trazidos pela menopausa, como fogachos diurnos e noturnos, dores nos seios, dores de cabeça, inchaços, cansaço, bem como problemas emocionais, como irritabilidade, depressão e ansiedade.

3 – Previne a osteoporose

A ação dos ácidos graxos presentes no óleo de prímula aumentam a absorção do cálcio nos ossos, elemento essencial para a prevenção da osteoporose, caracterizada pela diminuição da densidade óssea.

Além disso, a boa absorção do cálcio pode auxiliar na pressão sanguínea, transmissão de impulsos nervosos e secreção hormonal.

4 – Reduz a pressão arterial

O óleo de prímula também pode ser indicado como anticoagulante, já que a ação dos ácidos graxos reduz a resposta do hormônio envolvido no aumento da pressão arterial, melhorando o fluxo sanguíneo e impedindo a aglomeração de plaquetas nos vasos. A associação do óleo de prímula ao óleo de peixe, ambos ricos em Ômega 6, é benéfica tanto para pressão arterial quanto para melhorias na função renal.

5 – Melhora a pele

Algumas doenças dermatológicas, como acne, dermatite, eczema e psoríase podem ser causadas por distúrbios hormonais. Por conta do equilíbrio hormonal trazido pelo óleo de prímula, os sintomas de tais doenças são reduzidos e muitos especialistas indicam o seu uso para o tratamento completo dessas doenças. Para além do tratamento, a prímula melhora a hidratação da pele, a elasticidade, firmeza, rugosidade e fadiga.

6 – Controla a hiperatividade e déficit de atenção

Estudos estão mostrando que o uso de óleo de prímula, que acarreta no aumento da ingestão de Ômega 3 e 6, pode melhorar os sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), como agitação, distração e impulsividade, em adultos e inclusive em crianças.

7 – Aumenta a fertilidade

A ação hormonal da prímula também se refere aos hormônios sexuais. O Ômega 3 presente nela é responsável por aumentar a produção do muco cervical, melhorando sua consistência e aspecto. Um muco cervical  saudável é essencial para a fecundação, já que auxilia na movimentação do espermatozoide a caminho do óvulo.

8 – Diminui a queda capilar

Grande parte das causas de queda capilar estão relacionadas ao desequilíbrio hormonal. Os hormônios DHT, quando têm sua produção aumentada, promovem a queda de cabelo, principalmente nos homens, e o nascimento de pelos indesejados nas mulheres. O óleo de prímula inibe a formação de DHT, controlando a sua produção, equilibrando o organismo.

9 – Controla os níveis de colesterol

O GLA é um ácido graxo essencial, que ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue. O óleo de prímula é rico em gorduras boas, que aumentam o bom colesterol.

Como consumir o Óleo de Prímula?

O óleo de prímula pode ser usado em forma de cápsulas, de 2 a 3 vezes por dia, não ultrapassando 4 doses diárias. Preferencialmente, o consumo das cápsulas pode ser feito com água ou suco, após as refeições, como o almoço e o jantar, já que elas precisam de uma fonte de gordura para serem melhor absorvidas e utilizadas pelo organismo.

É necessário que o consumo tenha uma constância, seja realizado diariamente, pois seus efeitos e benefícios são acumulativos, ou seja, é necessário que não haja pausas no consumo.

Aqui na Omecaps você encontra o óleo de prímula nas cápsulas de Cyclo Lev, junto com óleo de linhaça, óleo de borragem e vitamina E, que se complementam, trazendo muitas vantagens para o organismo, principalmente para aquelas que precisam de equilíbrio hormonal, como nos períodos de tensão pré-menstrual e menopausa.

Que tal aproveitar todos esses 9 benefícios e muitos outros por apenas R$64,90? Acesse o site do Grupo Omecaps, adquira o seu suplemento e aproveite os benefícios diários.

Ah!!! E se quiser mais informações sobre os nossos produtos, sorteios, promoções, concursos e muitos mais, não deixe de assinar nossa Newsletter, curtir nossa página no Facebook e nos seguir no Instagram.

 

Receba gratuitamente atualizações, artigos e conteúdo de qualidade!

Deixe uma resposta