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Conheça 3 benefícios de praticar caminhada

benefícios de praticar caminhada

A caminhada se trata de um exercício simples, leve e com poucas contraindicações. É uma excelente maneira de começar a movimentar o corpo. Não é à toa que consiste em uma das atividades mais recomendadas pelos médicos, especialmente a fim de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Entretanto, se você ainda tem alguma dúvida sobre os benefícios de praticar caminhada, vale a pena ficar por dentro das dicas que trazemos no texto com 3 motivos para começar a caminhar agora mesmo e dê início o quanto antes à sua prática esportiva!

1. Melhore seu sistema cardiorrespiratório

Quando você caminha, seu fluxo sanguíneo aumenta. Com isso, seus vasos e veias se dilatam. Como a frequência cardíaca sobe e o coração é obrigado a trabalhar mais, a oxigenação do sangue aumenta; o transporte de oxigênio para as células se torna mais eficiente. Sem contar que, como o coração é um músculo, exercitá-lo faz com que ele fique mais forte.

E não é apenas o coração que recebe os benefícios de praticar caminhada. Seus pulmões também ganham bastante! Afinal, enquanto está andando ou marchando, você passa a respirar mais profundamente. As trocas gasosas, com isso, serão mais eficientes; e o ar será inspirado com mais qualidade, ajudando você a se livrar de resíduos como o catarro.

2. Controle seu peso como um dos benefícios de praticar caminhada

É provável que esse seja o efeito mais conhecido — e esperado — da prática de exercícios físicos em geral. O emagrecimento acontece, entre outros motivos, pelo déficit calórico. Se você não está acostumada a se movimentar e introduz a caminhada na sua rotina, seu corpo gastará mais energia que o normal, queimando mais calorias.

Esse fator, aliado ao fortalecimento muscular e alívio das tensões e ansiedades, contribui muito para que você perca mais peso. Além disso, quando você pratica atividades físicas, seu corpo continua correspondendo ao estímulo, mesmo depois que você já parou. Dessa forma, será possível gastar algumas calorias, mesmo em repouso.

3. Conquiste muito mais saúde mental

Outro dos benefícios de praticar caminhada está relacionado ao seu bem-estar emocional. Isso acontece porque, durante a atividade, seu cérebro libera grande quantidade de neurotransmissores relacionados à sensação de prazer, como a endorfina e a serotonina.

Eles ajudam a aliviar a ansiedade, combater os sintomas da depressão e regular os níveis de cortisol no sangue. Somando-se a isso, o fato de estar ao ar livre, cuidando de si, respirando profundamente e oxigenando seu corpo, colabora muito para que você se sinta melhor consigo mesma e automaticamente mais feliz.

Há diversos benefícios de praticar caminhada regularmente. Você protege a sua saúde, reduz medidas e ainda cuida da sua mente. Se você nunca fez exercícios, siga a orientação do seu médico e comece devagar. Com o tempo, vá aumentando a intensidade da prática. Por mais que no começo possa parecer difícil, insista até criar o hábito. Para facilitar, procure locais bonitos, carregue fones de ouvido para ouvir música ou caminhe com um amigo. Essas dicas vão deixar a atividade ainda mais prazerosa!

Quando você vai começar? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e incentive seus amigos a caminharem com você.

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