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Confira as vitaminas menos conhecidas mas não menos importantes

Hoje eu vou falar um pouco do grupo de vitaminas que são menos populares e não menos importantes. Todos nós sempre ouvimos falar que é importante repor vitaminas, mas afinal, você sabe a lista das vitaminas mais importantes no dia a dia? E sabe se está deixando de repor alguma?

Primeiro, existe diferenças no tipo de vitaminas existentes, e elas são divididas em 2 grupos. Temos as lipossolúveis e as hidrossolúveis, isso significa que algumas precisam de gordura para melhor absorver o benefício, e outras podem ser dissolvidas em água.

O Iodo é indispensável na nossa dieta para o bom funcionamento do organismo, mas normalmente esse micronutriente tem sido pouco valorizado, isso porque as pessoas costumam achar que sua função é apenas prevenir o hipotireoidismo. Mas não, ele atua também na imunidade, e em diversos tecidos do corpo humano. O micronutriente é muito importante para o funcionamento de vários órgãos como o coração, fígado, rins e ovários e próstata.

A falta do micronutriente no processo inicial da vida, ainda com ligação a mãe, a criança pode nascer com deficiências desde retardo mental, surdo-mudez, e anomalias congênitas. Mas na sua fase adulta a sua insuficiência e/ou excesso de Iodo também causa diversos problemas de saúde, que estão relacionados com distúrbios da glândula da tireóide podendo causar nódulos e cistos, problemas nos tecidos de pele, da retina, da próstata, mucosa gástrica, imunidade baixa, nódulos e cistos nas mamas, útero, ovário e próstata. Por isso mesmo tem que trabalhar em faixas que evitem os riscos de deficiência e evitar os riscos pelo excesso. Para isso vamos investir em frutos do mar, peixes, camarão, ostras, e alguns derivados do leite, como o queijo.

Vitamina A ou Retinol (lipossolúvel) é a mais indicada para saúde ocular, isso porque ela hidrata a retina, protege a córnea, e atua na regeneração dos olhos; age na saúde da pele como um protetor solar natural e trata da reparação do epitélio, hidratando e prevenindo a melasma, alguns estudos já estão indicando a vitamina A para tratar e prevenir o câncer de pele. Sua ação antioxidante é muito comentada, pois, ela evita a ação dos radicais livres que se tiver contato com as células pode causar problemas como doenças na pele, cânceres, catarata, tumores e entre outros.
Para isso precisamos investir em: cenoura, manga, espinafre, manteiga, abóbora, batata doce, e derivados do leite.

Vitamina K (lipossolúvel) muito fácil de entender sua finalidade, a vitamina K age como um fixador no nosso organismo, fixa principalmente o cálcio nos ossos cuidando da saúde musculoesquelética; mas além disso ela é responsável também na melhora da coagulação sanguínea, isso porque ela ajuda no processo de transformação de proteínas em substâncias, o que fica mais fácil de ir para a circulação e ser aproveitada no organismo, auxiliando também na prevenção de hemorragias e melhora do processo de cicatrização. Seu uso é muito comum na dieta de mulheres que estão na menopausa e crianças prematuras, porque possuem uma possibilidade maior em ter problemas como hemorragia, e má formação óssea e/ou articular. Vamos investir em cereais, gema do ovo, fígado e folhas verdes.

Vitamina E ou Tocoferol (lipossolúvel) depois de conhecida a sua ação antioxidante é o benefício mais desejável, isso porque reduz o processo de envelhecimento das células, tanto capilar quanto da pele, sendo possível também retardar o envelhecimento precoce, fortalece os cabelos e unhas, e auxilia no combate aos radicais livres, que como já falamos, se manter contato com as células pode ocasionar problemas como tumores, câncer, imunidade baixa e catarata. Além de fortalecer o coração e prevenir doenças crônicas, como sinusite, rinite, bronquite, asma e doenças ósseas, ele melhora o sistema nervoso, auxiliando nos estímulos levados para o coração, prevenindo de doenças cardiovasculares. Vamos investir em óleos vegetais, como de girassol, linhaça, castanhas e amêndoas, e também em alguns frutos do mar, como bacalhau e salmão.

Viu como é importante uma boa dieta? Mas nós sabemos que por diversos fatores fica difícil fazer uma alimentação tão completa assim por dia, mas agora que você sabe a importância de todas elas não deixe de apostar na suplementação alimentar, assim fica muito mais fácil e prático cuidar da sua saúde.

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