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Como ter mais disposição na terceira idade?

Ter mais disposição na terceira idade é o sonho de muita gente que começa a envelhecer agora. Afinal, nossa perspectiva de vida atual é de 76 anos e com indicação de crescimento nos próximos anos.

Ou seja: viveremos por um bom tempo na terceira idade e nada melhor do que aproveitar ao máximo essa parte da vida, com muita disposição, não é mesmo? No entanto, isso não é fácil, especialmente não depois de tantos e tantos anos de trabalho.

Mas é possível ter mais disposição na terceira idade? Claro que sim! Para isso, todavia, os cuidados devem começar o quanto antes. Confira a seguir como fazer isso.

 

Alimentação ajuda a ter mais disposição na terceira idade

Parte da carga negativa que tira nossa disposição na terceira idade vem da má alimentação enquanto jovens. No entanto, não pense que depois que “chegou na velhice, não tem mais jeito”. Pelo contrário!

Agora os nutrientes e vitaminas são ainda mais importantes e é possível evitar comer alimentos que sejam processados, industrializados e artificiais, e focar em ingerir o máximo possível de legumes, verduras e frutas orgânicas e naturais.

O ideal é que a alimentação seja acompanhada por um nutricionista ou nutrólogo especializado no assunto, que conheça bem a rotina e necessidades de alguém na terceira idade, para evitar alimentos que pesem demais no organismo e estimular as comidas que vão dar uma dose extra de energia e disposição ao corpo.

 

Exercícios físicos são perfeitos para estimular a disposição

A disposição física, ou seja, a energia para movimentar o corpo vem da prática de exercício físico. É como uma espécie de ciclo: quanto mais energia você gastar, mais vai querer se exercitar.

Por isso, é importante seguir uma rotina de prática física acompanhado por um especialista no assunto. Dessa forma, o corpo produzirá mais energia e hormônios que estimulam e dão disposição ao organismo.

Além disso, os exercícios físicos fazem um bem danado para a saúde, tonificando músculos e tendões, fortalecendo sistemas importantes como o cardiorrespiratório, e evitando doenças crônicas. Se precisar de um incentivo para começar, existem suplementos que facilitam o trabalho físico, pelo menos no começo.

 

Dormir o suficiente é importante para ter mais disposição

Um dos segredos para ter mais disposição na terceira idade é ter as horas de sono adequadas durante a noite. Isso é importante porque o sono tem um efeito regulatório essencial no organismo. É ele que ajuda a colocar tudo em ordem, repor as energias e deixar o corpo pronto para mais um dia.

Se a pessoa não consegue dormir adequadamente, dificilmente terá disposição no dia seguinte. Por isso, é importante investir em maneiras para conseguir garantir uma boa qualidade do sono, como colchões ortopédicos, chás relaxantes antes de dormir e pouco barulho durante a noite.

Estímulos mentais são essenciais para ter disposição

Normalmente, quando falamos de ter mais disposição na terceira idade, costumamos focar só na parte física do corpo e esquecemos da mente. No entanto, ela é essencial para controlar o pique da pessoa depois da velhice.

Por isso, é muito importante contar com estímulos mentais para manter a cabeça sempre afiada e ativa. Praticar jogos como xadrez, dama ou até mesmo videogames (dependendo do estilo de vida) ajudam com essa parte. Além disso, o Ômega-3 é essencial para estimular o cérebro e mantê-lo com bastante vitalidade.

Seguindo essas dicas, você conseguirá ter mais disposição na terceira idade, quando a sua hora chegar. Envelhecer não é um problema e nem deveria ser visto como tal. É possível manter uma boa qualidade de vida, desde que haja alguns cuidados básicos até lá.

E como nunca é tarde para começar a se cuidar, que tal conhecer alguns dos benefícios da caminhada e iniciar a prática de exercícios físicos na sua vida hoje mesmo?

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