fbpx

Omecaps

A doença de 2020

O temido Corona vírus

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

O QUE É COVID-19?

COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO COVID-19?

Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarréia. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente.

QUEM ESTÁ NO GRUPO DE RISCO?

Enquanto ainda estamos aprendendo sobre como o COVID-2019 afeta as pessoas, idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros.

EXISTE MEDICAMENTO OU CURA PARA O COVID-19?

Embora alguns remédios ocidentais, tradicionais ou domésticos possam proporcionar conforto e aliviar os sintomas do COVID-19, não há evidências de que a medicina atual possa prevenir ou curar a doença. A OMS não recomenda a automedicação com nenhum medicamento, incluindo antibióticos, como prevenção ou cura para o COVID-19. No entanto, as pessoas afetadas devem receber cuidados para aliviar os sintomas. Pessoas com doenças graves devem ser hospitalizadas. A maioria dos pacientes se recupera graças aos cuidados de suporte.

Possíveis vacinas e alguns tratamentos medicamentosos específicos estão sob investigação. Eles estão sendo testados através de ensaios clínicos. A OMS está coordenando esforços para desenvolver vacinas e medicamentos para prevenir e tratar o COVID-19.

O VÍRUS ESTÁ NO AR?

O vírus que causa o COVID-19 é transmitido principalmente através de gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala. Essas gotículas são muito pesadas para ficar no ar. Eles caem rapidamente em pisos ou superfícies.

Você pode ser infectado respirando o vírus se estiver a menos de 1 metro de uma pessoa que tem COVID-19 ou tocando em uma superfície contaminada e tocando seus olhos, nariz ou boca antes de lavar as mãos.

 COMO FAÇO PARA ME PREVENIR?

Para se proteger e evitar a propagação da doença:

O que fazer:

  • Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel
  • Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar
  • Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem
  • Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença

O que não fazer:

  • Tocar os olhos, nariz ou boca sem estar com as mãos limpas.

DEVO FICAR EM QUARENTENA?

Sobre a quarentena ou isolamento social, o professor Signer de medicina de San Diego se pronunciou dizendo:

“Todo mundo pode ficar doente e todo mundo pode espalhar a doença.”

Ao ficar em casa e praticar um distanciamento social vigilante, podemos reduzir drasticamente a propagação do coronavírus. Isso realiza duas coisas:

Primeiro: ajuda a impedir que menos pessoas sejam infectadas e protege os mais vulneráveis ​​entre nós.

Segundo e mais importante: diminui a propagação do vírus, podemos evitar um aumento repentino de casos que sobrecarregará nosso sistema de saúde.

A boa notícia é que o distanciamento social está comprovadamente funcionando muito bem. É nossa maior esperança diminuir a propagação do coronavírus e pode funcionar rapidamente se todos levarmos a sério. Quanto mais as pessoas praticam o distanciamento social e quanto mais cedo o fazem, mais cedo a vida volta ao normal.

Você pode ler o comentário completo do professor Signer clicando aqui.

A INFORMAÇÃO É A MELHOR PREVENÇÃO.

Como muitas pessoas estão em casa perante a essa quarentena, é normal as buscas por informação. Mas é importante também tomar cuidado com falsas notícias. Procure sempre confirmar o fato e buscar fontes confiáveis, e só assim compartilhe com seus amigos e familiares.

Nesse momento é muito importante que cada um faça a sua parte, porque só assim iremos conseguir passar por essa fase e nos reerguer.

E claro, é importante continuar se cuidando para prevenir não só o COVID-19 como também outras doenças e problemas de saúde.

Uma grande parte dos problemas de saúde podem ser prevenidos quando a imunidade do organismo está forte. Imunidade é a capacidade do organismo de se defender de invasores, no caso vírus, bactérias ou fungos que possam causar doenças. Quando ela está baixa, ficamos muito mais propensos a ter pequenas e grandes infecções e quadros como a gripe. Para evitar esses tipos de problema os nutricionistas indicam incluir na alimentação:

  • Frutas cítricas: frutas como laranja, morango e kiwi são ricas em vitamina C, um antioxidante que aumenta a resistência do organismo.
  • Vegetal verde-escuro: alimentos como brócolis, couve, espinafre são ricos em ácido fólico, um nutriente que auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.
  • Fonte de Ômega 3: o ômega 3 presente, por exemplo no salmão, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.
  • Oleaginosas: além de zinco, as nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais ricos em vitamina E. Ela é benéfica principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade.

Mas se por algum motivo você não consome boa parte desses alimentos, saiba que isso pode prejudicar sua saúde, e deixar seu organismo mais propício a adoecer.

Combata a falta de vitaminas e minerais essenciais pro organismo com suplementos naturais, como o PoliVit.

POLIVIT

É um polivitamínico que contém vitaminas de A – Z junto com Ômega 3, basicamente com esse suplemento você consegue repor todo o essencial para uma saúde completa, mantendo a imunidade forte, os ossos saudáveis, uma boa memória, disposição física para o dia a dia, e ainda previne mais de 150 doenças com o Ômega 3.

E agora que você já conhece as dicas de como se prevenir durante essa pandemia e como permanecer cuidando da sua saúde, é importante colocar tudo em prática mantendo os bons hábitos com consciência.

Não deixe de seguir nosso perfil no Instagram e Facebook para ficar por dentro das novidades, promoções e sorteios.

Receba gratuitamente atualizações, artigos e conteúdo de qualidade!

2 Comentários

Deixe uma resposta