3 dicas para aliviar a tensão pré-menstrual (TPM)

 

Mulher jovem sentada no sofá com dores abdominais (cólica).

A tensão pré-menstrual (TPM) são sintomas físicos e psicológicos que antecedem o período da menstruação. O início desses sintomas pode aparecer nos 7 (sete) dias anteriores do período menstrual, e a duração é variável, mas algumas mulheres sentem esses incômodos nos 10 (dez) dias anteriores e acaba quando o fluxo se inicia.

As alterações hormonais são apontadas como a principal causa da TPM. São em média 150 sintomas diferentes com intensidade e força variada, no caso, cada mulher sofre em graus diversos. Listamos para vocês os sintomas mais comuns, confira:

 

  • TPM tipo A: intensificação da ansiedade;
  • TPM tipo C: aumento da compulsão alimentar e dores de cabeça;
  • TPM tipo D: sintomas depressivos, pensamentos perturbadores e baixa autoestima;
  • TPM tipo H: retenção de líquidos e maior sensibilidade, especialmente nas mamas;
  • TPM tipo O: desconforto intestinal, cólicas e dores generalizadas, náuseas etc.

 

É importante destacar que não existe um padrão exato, mas existe dicas para aliviar esses incômodos que afeta várias mulheres.  Confira no próximo tópico as principais dicas para te ajudar!!!

 

1 – Alimentação

 

A alimentação pode ser um aliado nesse período que antecede a menstruação. Afinal, a forma de como nos alimentamos influencia a reação do nosso organismo sobre as alterações hormonais, neste sentido, separamos para vocês alguns alimentos e chás que ameniza os desconfortos pré-menstrual.

 

  • Oleaginosas: as nozes e castanhas são indicadas para reduzir as dores de cabeça e cólicas – porque contêm Ômega 3 e tem poderes anti-inflamatórios.

 

  • Abacaxi: é excelente para amenizar alguns dos sintomas da TPM. Ele é fonte de manganês, um mineral que combate a irritabilidade e o mau-humor.

 

  • Chá de camomila: é uma planta com propriedades relaxantes e até sedativas, auxilia a tratar o mau-humor e tem o poder de reduzir as cólicas. Lembrando que outros chás são indicados como as de cavalinha, hibisco, erva-doce e dente de leão.

 

Com base nisso, alguns nutrientes ajudam o cérebro a produzir uma quantidade maior de serotonina e endorfina (hormônios do prazer e bom humor).

 

Veja que substâncias são essas e algumas de suas fontes:

 

  • Vitamina B6: banana, gergelim e alho;
  • Magnésio: frutas, repolho, tofu;
  • Selênio: castanha do pará e outras sementes;
  • Ômega 3: linhaça, chia, amêndoas e oleaginosas em geral (pistache, cânhamo, folhas verde-escuras, feijões, grão de bico, ervilha, soja).

 

Vale lembrar que além de uma alimentação saudável é importante se manter hidratada com média de 2 (dois) litros de água durante o dia.

 

2 – Bolsa térmica e algodão com álcool

 

Colocar uma bolsa de água quente (ou uma toalha aquecida) na região mais baixa do abdome ajuda a relaxar a musculatura e reduzir as contrações uterinas.

Já um método que quase ninguém conhece é colocar um algodão umedecido com álcool sob o umbigo, esse ajuda a aliviar a cólica pré-menstrual e não tem nenhuma contraindicação.

Mulher deitada com uma bolsa térmica vermelha sobre o abdome.

Outra super dica para as mulheres que sofrem com os sintomas da tpm, é o uso da suplementação alimentar para regular os hormônios, e se manter vitaminada com todas as vitaminas que citamos no tópico 1.

3 – Suplementação 

 

O Cyclo Lev é um suplemento alimentar em cápsulas que tem a função de auxiliar na tensão pré-menstrual e nos sintomas da menopausa, além de auxiliar nas funções hormonais e do organismo.

Em seus componentes estão propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a composição possui o Ômega 3, 6 e 9, óleo de linhaça, óleo de prímula, óleo de borragem e vitamina E. Nesses estão vários benefícios que servem para minimizar alguns sintomas, tais como a cólica, sensibilidade mamaria, cólon irritável, compulsão por carboidratos e inflamação associada a endometriose.

Então resumidamente você pode aliviar essas tensões da TPM com a inclusão de suplementos, chás e hábitos saudáveis.

Sabia que você pode também compartilhar essas dicas com as suas amigas? Compartilhe para que elas também não sofram com esses sintomas, e conheçam as 3 dicas para aliviar de vez os sintomas.

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