fbpx

Omecaps

3 dicas de alimentação para ter uma saúde melhor

ter uma saúde melhor

Todo mundo sabe que uma boa alimentação é imprescindível para ter uma saúde melhor. Afinal, é através da comida que nosso corpo recebe todos os nutrientes necessários para nos manter vivos e realizar todas as atividades que desempenhamos diariamente.

Entretanto, apesar de entender a importância de comer bem, muita gente não sabe como fazer isso. Se você também sofre com dúvidas sobre o que colocar no prato, veio ao lugar certo! Veja a seguir 3 dicas de alimentação que vão melhorar muito sua saúde.

1. Beba bastante água e hidrate seu organismo

Grande parte do nosso corpo é composta por água. Dessa forma, trata-se de uma substância que é fundamental para o bom funcionamento da sua saúde. Manter seu corpo hidratado faz com que o transporte de nutrientes seja facilitado, elimina toxinas e ainda melhora a aparência da sua pele, unhas e cabelo.

Beber água ainda contribui para a melhora em problemas nas vias urinárias e retenção hídrica. A quantidade a ingerir vai depender do seu tamanho e peso. No entanto, especialistas indicam que você faça o consumo de pelo menos 2 litros de água por dia.

2. Evite alimentos industrializados para ter uma saúde melhor

Por mais práticos que eles sejam, os alimentos industrializados recebem uma grande quantidade de elementos químicos no processo de refinamento e para que durem muito tempo nas prateleiras. Basta observar a tabela nutricional dos produtos para perceber a quantidade de ativos sintéticos que levam em sua formulação.

Além do excesso de sódio, muitos alimentos industrializados apresentam substâncias cancerígenas e outros ingredientes nocivos que se acumulam no organismo com o passar do tempo. Vale dizer que eles servem como agravantes para uma série de doenças.

Dessa maneira, para ter uma saúde melhor, dê preferência aos alimentos mais naturais e menos refinados. É o caso de carnes magras, frutas, legumes e farinhas integrais.

3. Deixe o açúcar de lado

Entre os malefícios do consumo exagerado de açúcar, o Diabetes tipo 2 é o pior deles. Quando consumido em excesso, a concentração de açúcar no sangue pode aumentar tanto que a insulina produzida pelo seu corpo não consegue mais processá-la.

Além do Diabetes, o excesso de glicose colabora para acelerar o envelhecimento, além de aumentar a flacidez e a gordura corporal. Afinal, a glicose que sobra é armazenada como gordura para que o corpo possa consumi-la em períodos de eventual escassez.

Para ter uma saúde melhor você não precisa abrir mão dos doces, mas é bom maneirar na quantidade. Você pode adoçar a comida de outras formas também eficazes. Dê preferência aos adoçantes naturais, como o xilitol, por exemplo. Invista ainda em frutas e receitas funcionais. Essas opções atenuam a vontade de comer doces, sem prejudicar a sua saúde.

Como vimos, alimentar-se bem e ter uma saúde melhor estão intimamente relacionados. Seguindo essas dicas, fica fácil manter a saúde em dia. Uma boa dica é utilizar os multivitamínicos e suplementos alimentares, como o colágeno e o ômega 3. Eles ajudam a suprir eventuais deficiências na alimentação e ainda contribuem para a melhora de diversas funções do organismo.

Gostou das dicas? Curta nossa página no Facebook e tenha acesso a outros conteúdos para melhorar sua saúde.

Receba gratuitamente atualizações, artigos e conteúdo de qualidade!

Deixe uma resposta